Iniciada na tarde da última terça-feira (17), pela Praça da Moça, Centro de Diadema, a Operação “ABC Mais Seguro”, com a coordenação do Comandante do Policiamento de Área Metropolitana, Coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, prende 13 pessoas por diversos crimes em flagrante.
De acordo com Hélio dos Santos, a ação, finalizada no decorrer da madrugada de quarta-feira (18), tem o auxílio do BAEP, Força Tática, Rocam, viaturas do 6º, 10º e 30º Batalhões da P.M , além de outras Forças de Segurança das 07 cidades, como a Polícia Civil e G.C.M (Guarda Civil Municipal).
A Operação moveu 357 policiais militares e 160 viaturas, distribuídos em pontos estratégicos, a fim de impedir atos delituosos, por meio de incursões, fiscalizações e saturação e, como resultado do empreendimento deste método, os agentes realizaram 1.304 abordagens.
Segundo o Coronel Gilson, 10 pessoas foram presas ou apreendidas em flagrante nesta ação, por crimes de Roubo, Furto, Tráfico de Entorpecentes, Receptação, Lesão Corporal, Ameaça, Resistência e Uso de Documentação Falsa, além de 03 foragidos capturados.
Além de porções de maconha, crack e cocaína, agentes colaboradores da operação, apreenderam réplica de pistola, 12 cartões de crédito, chips de aparelho celular, e recuperaram carga roubada de uma rede varejista.
Conforme o Comandante Hélio dos Santos, 842 veículos, dentre eles, carros e motocicletas, foram vistoriados e, 11 destes automotores resgatados e devolvidos aos proprietários, estavam em condição de roubado ou furtado.
A Operação “Grande ABC Mais Seguro”, realizada semanalmente na região, tem como objetivo proteger cidadãos e combater a criminalidade, através do aumento da presença ostensiva e ações policiais, a fim de melhorar a segurança e a aproximação junto a população. O apoio dos moradores da região por meio do 190 ou da Central Disque-Denúncia (181), pode ser feito anonimamente e contribui com o trabalho da P.M, para que crimes possam ser interrompidos ou, conforme circunstâncias, evitado, finaliza Coronel Gilson.