WhatsApp

(11) 97970-0276

TREINAMENTO

Simulação de roubo é treinada pela Polícia Militar em São Bernardo do Campo

Toda área do centro comercial e adjacentes são isoladas para a execução do evento

25/09/2022 22h04Atualizado há 2 anos
Por: Carlos Garcia
Policiais Militares do 6º BAEP durante a simulação de um roubo na joalheira do Shopping Metrópole - Imagem: Polícia Militar

 

 

 

 

 

 

A fim de aperfeiçoar o preparo técnico em situações de roubo e, consequentemente, melhorar a proteção da integridade física das pessoas e patrimônios, a equipe do 6º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), realiza treino em uma joalheria do Shopping Metrópole, localizado no município de São Bernardo do Campo, na última quinta-feira (22).

De acordo com Major Pontes e o Capitão Slemer, subcomandante do batalhão e comandante do 2º AEP, comandante e coordenador desta experiência, respectivamente, a área do centro comercial e adjacentes são isoladas por órgãos de trânsito competentes, para efetuar o treinamento  tranquilamente.

Na simulação, a loja se encontrava aberta com quatro funcionárias, duas civis e duas militares, e, na chegada de dois integrantes de uma empresa de carro forte, ambos militares, foram feitos reféns por uma dupla assaltantes no interior da joalheria. Participaram desta ação mais dois integrantes da suposta quadrilha, um deles estava entrada do comércio, o outro, dentro de um veículo.

Os colaboradores da companhia do carro forte sofreram rendição por parte do grupo de criminosos ao acessarem o estabelecimento, onde iniciou-se, bem como do lado de fora, a troca de tiros, um dos representantes da joalheria é “atingido”.

No decorrer do treinamento, o meliante que realizava a cobertura de seus companheiros também foi “baleado” e, após este ocorrido, policiais iniciaram negociações com a dupla de assaltantes presentes no interior da loja a fim de obter êxito na liberação dos 06 reféns, ambos entregaram as armas e se renderam.

Conforme Major Pontes, auxiliado pelo sistema de monitoramento do Shopping, o tempo de resposta entre a ação da suposta quadrilha e a chegada dos P.Ms no local, aconteceu em 02 minutos. Este período pode variar conforme a posição das viaturas durante patrulhamento.

Ainda segundo Pontes, as simulações são criadas para se aproximar o máximo da realidade, onde se aplicam todas as técnicas utilizadas nas dependências do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia.

Ele lamenta ainda ser impossível empregar treinamentos frequentemente em estabelecimentos como postos de gasolina, mercados, entre outros, pois isso pode acarretar em prejuízos financeiros a estes comércios, mas, sempre que tiver a oportunidade, estas emulações serão implementadas, com o objetivo de melhorar ainda mais a abordagem policial.

“Nosso maior compromisso será sempre a proteção das pessoas e severo combate aos algozes da sociedade na região do Grande ABC Paulista”, finaliza.

 

 

Clientes do Shopping, ao fundo, acompanham o ensaio dos Policiais Militares do 6º BAEP - Imagem: Polícia Militar

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias